PPP



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL EVANIR DA SILVA GAGO.
Projeto Político Pedagógico
2013

Escola Municipal Evanir da Silva Gago



“Nenhum aluno passa o ano escolar em branco.”

Reflexão

                                   “Pensamos demasiadamente, sentimos muito pouco
                                    Necessitamos mais de humildade que de máquinas
                                    Mas de bondade e ternura que da inteligência
                                    Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.”
                                                                                     (Charles Chaplin)





 



                 
                     Estado do Rio de Janeiro
                  Prefeitura Municipal de Magé
     Secretaria Municipal de Educação Cultura


                      





                                                  




 











 













     Diretora: Christiane da Silva Souza
   Diretora Adjunta: Jocenir Cabral Nogueira    
    Especialista em Educação: Andressa da Costa Xavier






Texto Reflexivo


Educação


            Creio na Educação, porque humaniza, busca o novo, é gerador de conflitos preparando para a cidadania.
         Creio na Educação, porque acredito no homem como sujeito de sua história capaz de transformar e construir relações de vida.
         Creio na Educação, que quando libertadora caminho de transformação é caminho de construção de uma nova sociedade.
         Creio na Educação, que promove o homem transformar e socializar, que educa criticamente democraticamente e que é processo de libertação levando o ser humano a conhecer a si mesmo e o outro.
         Creio na Educação, porque creio no carisma do “Educados de Fé”.
            Creio também na sua consciência de ser um eterno aprendiz.
         Assim sendo, creio na Educação como um processo permanente e dialético, que acompanha o ser humano em toda sua existência.
 









Escola Municipal Evanir da Silva Gago
Equipe de Regentes de Classe

EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II:  Verônica  Carvalho Leite – 1º Turno

EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ I: Suelem Pereira Araujo Macario – 2º Turno

1º SEGMENTO:

            1º Ano de Escolaridade: Raíza Freitas de Souza– 2º Turno                          
           
            2º Ano de Escolaridade: Michele da Silva Souza – 2º Turno
                                                
            3º Ano de Escolaridade: Laís André Ferreira– 2º Turno
                                                
            4º Ano de Escolaridade: Giseli da Silva de Carvalho– 2º Turno

            5º Ano de Escolaridade: Neli Magalhães da silva– 1º Turno

            5º Ano de Escolaridade: Marcela Gomes Leal – 2º Turno

            Professora de Educação Física: Adriana da Silva Rodrigues
                                                                  Adílio Pires de Guimarães         

            Cuidadora: Renata Gomes Leal
                               Caroline Martins de Souza
             

2º SEGMENTO:      
Adilio Pires de Guimarães
Adriana da Silva Rodrigues
Alvaro Botelho de Andrade
Carine de Souza Aguiar
Emerson da Silva Sampaio
Filipe lázaro Alvernaz
Isabela Soares Rodrigues
Jéssica Gralato Ferreira
Josiane Sodré Mazavilla Severo
Keith da Silva Carvalho Ribeiro
Maria Irene Marque Cerieira Duarte
Mauro José Fassarella  
Mariana Costa Caruso e Silva
Renata Domingues Machado
Sabrina Soares de Oliveira
Vanessa Lopes Ramos de Lima
Vitor de Almeida Arrigoni

 
                                                                                   SECRETÁRIA:
                                                                                     Elizângela Menegussi de Abreu

                                                                                    AUXILIAR DE SECRETARIA:
                                                                                     Ivânia Ferreira de Souza
                                                                                     Glacy de Aguiar Siqueira

  AUXILIAR DE SECRETARIA:                              AGENTE ADMINISTRATIVO:
                                                                  Giseli Carvalho Nascimento                             
                                              

 










IMPLEMENTADORAS DE LEITURA:
Márcia Pereira da Silva Marins
Silvana Pereira da Silva Marins

INSPETOR DE ALUNOS:                         
Carlos Alberto da Silva Costa Junior

COORDENADORES DE TURNO:

Profª Vânia Rodrigues CostaAlvernaz                                            
Profª Hiógna Pancote da Silva

SALA DE RECURSOS:
 Profª Marisa Vasques Ribeiro

BIBLIOTECA:
Profª Silvia Helena  Alves Marins

SALA DE INFORMÁTICA:
 Profª Janaína Oliveira Castro

SERVIÇOS GERAIS:
Iazete Carvalho Pereira
Joselma Barbirato Nascimento
Márcia Regina da Silva Rita
Regina Peterson

COZINHEIRAS:
Ana  Lúcia Correa Chaves
Fernanda Peçanha Carreira
Sônia dos Santos Silva

PORTEIRO:
Marcos Pinheiro Felizardo

VIGIAS:
Carlos Fernando Gonçalves de Oliveira
Delmo Gonçalves de Souza
Jorge Silva Carvalho













TÍTULO I


APRESENTAÇÃO
            A Escola Municipal Evanir da Silva Gago, no início do ano letivo de dois mil e treze, juntamente com sua equipe administrativa, pedagógica, redefiniu sua identidade, seus princípios e normas que irão manter toda ação pedagógica e social-cultural desta unidade escolar. E esta prática foi refletida a luz de estudos teóricos e baseando na realidade em que a escola está inserida.
         Tem como diretora geral, a Professora Christiane da Silva Souza, que atua desde o ano de dois mil e onze, sendo a mesma gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A Diretora Christiane, articula toda prática educacional com sua equipe técnica administrativa e pedagógica.
         Esta unidade escolar preza e preserva sua filosofia inicial onde está em primeiro lugar a responsabilidade, o respeito, a individualidade, a disciplina que engloba professores, secretários, especialistas, apoio, pais e alunos para que o processo de ensino x aprendizagem flua com destaque, assegurando, assim corrente de saberes com qualidade. Onde nosso educando seja preparado para atravessar os muros escolares, e que possa ter vez, tornando-se um cidadão crítico e consciente de seus deveres.
         O Projeto Político Pedagógico é proveniente de norma Legal vigente no país, contidas na LDB 9394/96 e cujo objetivo é ter registrado metas e ações que visem, a formação do cidadão, neste século e que tenha a cara da escola, ou seja, vai de encontro a sociedade em que esta, com uma visão holística.
         Que  nossos alunos possam visualizar, com nitidez o mundo em que ele vive com seus avanços seculares, como a tecnologia, pesquisa e busca de seus próprios conhecimentos.
         E esse o nosso desafio, direcionar nossas práticas, para que este aluno possa respeitar e ser respeitado. Saber como questionar, sem banalizar suas atitudes, competir com conhecimento naquilo a que propõe, dentro do mercado de trabalho e na sua vida diária.





TÍTULO II


HISTÓRIA DA ESCOLA
         A E. M. Evanir da Silva Gago, situada na Rua Oito de Maio, nº 163, em Santo Aleixo, 2º Distrito de Magé, Rio de Janeiro, foi inaugurada em 03 de março de 2007. Atualmente possui 372 alunos, divididos nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sala de Recursos, Laboratório de Ciências e Informática.
         Em sua estrutura contamos com um rol de entrada, refeitório, vinte e duas salas de aulas e rampa de acesso às salas para facilitar o trabalho de inclusão dos portadores de necessidades especiais (como cadeirantes, que no momento temos um).
         A escola desenvolve  os Programas Federais “Mais Educação” e o “ Escola Aberta”, que oferece para todos os alunos e toda a comunidade, atividades culturais, esportivas, lazer, educacionais, entre outras que priorizam o protagonismo juvenil, a integração com as famílias dos alunos, comunidade contribuindo para a redução dos índices de violência e para a construção do exercício pleno da cidadania da sociedade mageense.
         A filosofia da nossa Escola é: “Inserir o educando na sociedade como ser pensante e consciente de seus deveres. Valorizando sua auto-estima, valores, habilidades, conhecimentos sociais e educativos”.
         A E. M. Evanir da Silva Gago, tem atualmente como Diretora a Srª Christiane da Silva Souza e Diretora Adjunta a Srª Jocenir  cabral Nogueira, juntamente com uma equipe de (50 profissionais) que vem contribuindo para o desenvolvimento pessoal, e intelectual do corpo discente da Rede Municipal de Educação.
         Este nome dado à escola tem origem na pessoa do Senhor e Pedagogo Evanir da Silva Gago, por ter sido uma pessoa que muito contribuiu para a educação deste distrito. Nascido em Macaé no Estado do Rio de Janeiro localidade, tinha uma vocação natural para ser professor.
         Em 1972 se candidatou a vereador, mas seu maior prazer era lecionar. Casou-se com D. Noêmia e teve dois filhos. Falecendo deixando saudades pelas suas obras, seus sonhos e ideais dentro do contexto educacional do nosso município.



v IDENTIFICAÇÃO
     A Escola Municipal Evanir da Silva Gago, está situada no bairro Andorinhas – Magé – Rio de Janeiro, sob a Autonomia Financeira Lei 1353/99 – CNPJ: 05.124.008/0001-83, onde atende a modalidade da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º e 2º segmento. A escola está com classes funcionando nos seguintes horários:
     1º Turno – 07:00 às 11:30 horas.
     2º Turno – 13:00 às 17:00 horas.
    
     A Unidade Escolar está localizada na área urbana e tem como papel social informar e conscientizar seus alunos da importância que os mesmos exercem na comunidade escolar.




























TÍTULO III

DA VISÃO AOS OBJETIVOS

          Este Projeto Político Pedagógico orienta as práticas pedagógicas educacionais da instituição que foi concebida, desenvolvida e avaliada pela comunidade escolar, respeitando os princípios éticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica e as normas do Conselho Estadual de Educação, e articuladas com a Comunidade Educacional e a Comunidade Local.
          A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios para progredir posteriormente em todas as áreas da vida. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, possibilitando a continuação da aprendizagem, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.
          O Ensino Fundamental com duração mínima de nove anos tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
         A Unidade Escolar está no caminho da Inclusão, conforme proposto nos artigos da lei 9394/96, possibilitando aos alunos com necessidade especiais desenvolvimento de suas competências e autonomias, com instrumentos que possibilitem o aprimoramento deste processo para resgatar a dignidade da vida humana.

v Visão de mundo: Conscientizar o aluno da sua participação e integração na sociedade como um todo. Partindo do pressuposto que o meio ambiente envolve tudo e todos, ele é o principal agente, tanto na construção quanto na destruição do mesmo. Por isso não pode perder de vista que ele também sofrerá as conseqüências de suas atitudes.

v Visão de sociedade: A nossa escola levará em consideração as manifestações que estimulam a criação, expressão e tolerância entre as diversas produções e contribuições dos alunos e de toda a comunidade para o enriquecimento da nossa sociedade, valorizando a diversidade social e cultural.   Sem tratar-se o conhecimento próprio de especialista em direito, deve-se fazer com que o indivíduo reflita sobre a sociedade em que vive, para que então possa manter-se uma postura crítica e consciente das decisões a serem tomadas.

v Visão de conhecimento: A escola tem como finalidade fornecer um ensino que permita o aluno sua convivência dentro e fora da mesma. A educação prepara para o desenvolvimento e suas potencialidades com o objetivo de dar condições para que o educando desenvolva suas capacidades como ser pensante, criando condições de gerar um mundo melhor e mais justo.

v Visão da escola e dos objetivos: A dignidade de um povo está na herança cultural que carrega. Deve-se então recuperar a confluência de heranças que preservam a homogeneização cultural e valoriza os povos que as trouxeram, reconhecendo suas lutas pela defesa da dignidade e da liberdade, atuando na construção cotidiana da Democracia no Brasil. Cabe a escola trabalhar e valorizar a cultura popular e transmitir conhecimentos para a construção de uma humanidade igualitária. Os conflitos devem ser trabalhados de forma que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências, preparando o indivíduo para o exercício da cidadania.
v Missão: A missão desta Unidade Escolar é formar alunos que tenham amor ao conhecimento, através do bom senso do respeito da compreensão está constituída e fundamentada no pleno desenvolvimento do Currículo em ação, que é a transferência da proposta pedagógica para a sala de aula, no currículo oculto que é a aplicação da flexibilidade do Planejamento em sala de aula e a inclusão dos Temas Transversais. Para isso é necessário que o conhecimento seja transmitido de forma prazerosa, através de ações educativas que propiciem condições para uma aprendizagem significativa atualizada e eficaz que prepare alunos competentes, éticos e com argumentação sólida.     



v Objetivos:
                               I.      Desenvolver planos, programas e ações educativas, pautado nos princípios da educação plena, com vista a garantir uma educação de qualidade para todos os alunos que compõem esta Unidade Escolar.
                            II.      Desenvolver metodologias e estabelecer canais de participação para toda a Comunidade Escolar na Gestão das atividades recreativas.
                         III.      Propiciar a formação de cidadãos autônomos e críticos, cuja principal característica seja a valorização da pessoa humana. 
                        IV.      Incentivar a defesa e a prática dos direitos humanos, bem como a observância dos princípios de solidariedade e ética.


















TÍTULO IV

FUNDAMENTOS ÉTICOS-POLÍTICOS


          Acreditamos ser possível e necessário dar aos educandos uma educação o mais condizente possível com o mundo atual. Procuramos oferecer-lhes uma escola ativa, agradável, alegre, profissional e produtiva, onde aprender não seja sinônimo de “punição” e onde lazer não seja sinônimo de “baderna”, mas sim uma escola onde se saiba que tanto aprender como lazer podem perfeitamente andar de mãos dadas na construção do conhecimento e na busca de uma escola de qualidade, voltada a atender aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
          A Escola Municipal Evanir da Silva Gago trabalhará com o objetivo de desenvolver nos alunos os seguintes valores:
v Respeito – Trabalhando e transmitindo o respeito ao próximo e a compreensão dos limites do ser humano e a conservação do patrimônio da escola.
v Auto-estima – Trabalhando o afeto e estima aos pais, alunos, funcionários e comunidade.
v Cidadania – Incentivar o valor e o cumprimento aos direitos e deveres.

         De acordo com os artigos 3º, 27º e 32º da LDB, o ensino será ministrado com respeito à liberdade e apreço a tolerância; terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social e a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática.
          Calcada em tais artigos da LDB:
v O valor ao respeito, por parte da escola, será trabalhado coletivamente, desenvolvendo nas crianças o respeito de conduta humana, norteando o “certo” e o “errado” para que se respeite a individualidade de cada um (Projetos).
v O valor ao respeito, por parte do professor, será trabalhado em variadas situações na escola, sempre que surgirem oportunidades, com companheiros de classe, colocando em questão a necessidade do respeito mútuo entre os amigos, professores e toda a Unidade Escolar.
v A solidariedade deverá ser trabalhada em conjunto com os moradores através de projetos que incentivem os alunos a ajudarem as pessoas que vivem no bairro, criando uma comunidade voltada para o crescimento da população em geral.
v A igualdade e a solidariedade serão trabalhadas em sala de aula, com professores e colegas de classe, mostrando aos alunos seus direitos e deveres.

























TÍTULO V

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
          A educação deve ser comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formularem seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. Supõe ainda exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver suas múltiplas inteligências e permanecer, tanto quanto possível autônomo.
          Aprender decorre de experiências anteriores, deve constituir ações permanentes que visem à formação do educando como pessoa e cidadão. Para isso propomos promover atividades integradas a realidade do aluno para que o ato de aprender seja um agradável, prazeroso e significativo.
          Levando em conta sua formação pessoal (moral), constituída pelo meio em que vivem; sua base de valores está vinculada somente naquilo em que interagem, sendo assim, compromisso da instituição escolar o acesso aos saberes elaborados socialmente, a formação de seres pensantes, com liberdade de expressão, criativos e responsáveis, respeitando ao próximo e resgatando sua cidadania. Cabe ao corpo docente e apoio escolar, dar ênfase à Unidade Escolar estendendo-a ao nível social os saberes adquiridos na mesma, com a ajuda da comunidade.
          É proposta de a Unidade Escolar trabalhar com práticas diversificadas para atender a processos de aprendizagem de nossos alunos (jogos didáticos, livros extraclasses infantis e infanto-juvenis). Literatura informativa, projetos e mini-projetos, dinâmicas para fixação dos conteúdos, trabalhando o pensamento lúdico e racional da criança. Estímulos à leitura a oralidade e produção textual.
          Fundamentamos o PPP, realizando pesquisas e leituras embasadas nos estudos de Jean Piaget,Vygotsky, Alícia Fernandez, Magda Soares, Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Gardner.

 


TÍTULO VI


FUNDAMENTOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS

v CONTEÚDO
          Os conteúdos, que antes eram um fim em si mesmo, hoje se efetuam, aproveitando a bagagem doméstica dos alunos para que consigam desenvolver suas capacidades. Deverá ser de suma importância que os conteúdos sejam coerentes com os objetivos. Respeitando esta bagagem individual, sendo flexível e fiel à realidade do aluno e levando em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Município.
          Os conteúdos serão abordados em três categorias:

1.     Conteúdos Conceituais – que levarão os educandos a construir ativamente utilizando suas capacidades intelectuais, operando com símbolos, idéias, imagens e representações que permitam organizar a realidade.

2.     Conteúdos Procedimentais – que os levarão a analisar e criticar os resultados que obtêm e os processos que colocam em ação para atingir as metas para que se propõe, tornando-se um pesquisador, registrando o que for relevante para o seu conhecimento.

3.     Conceitos Atitudinais – que permeiam todo o conhecimento escolar que os levará a tornarem-se seres sociais (já que há uma interação constante com professores, colegas, pessoal de apoio e demais pessoas que freqüentemente estão na escola), gerando atitudes, valores e normas que acabarão sendo apreendidos, tendo como ponto de partida a proposta pedagógica que possibilite esta ação.








v CURRÍCULO
          O currículo, como um todo, expressa uma concepção de mundo e representa o Projeto Político Pedagógico da escola. Assim sendo, ao implantarmos o Projeto, estamos implantando um novo currículo, ou seja, uma nova filosofia de vida em ação para a escola.
          Devemos ter sempre em mente a concepção dos três currículos para alicerçar nossas práticas em bases concretas e sólidas:

1.     Currículo Formal – Toma da cultura aquilo que considera que deve ser transmitida a nova geração, fazendo os recortes, as codificações, e as formalizações didáticas correspondentes.

2.     Currículo Real – É a transmissão pragmática do currículo formal, e a interpretação que os professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais ou de relacionamento.

3.     Currículo Oculto – Diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor, mas que têm força formadora muito intensa. É tudo o que acontece na escola e envolve a relação aluno x aluno, aluno x professor, aluno x direção e aluno x comunidade.

          A composição curricular buscará a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã, incluindo a saúde, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e tecnologia, a cultura, a linguagem e as áreas de conhecimento, quais sejam elas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Língua Estrangeira (Inglês), Ed. Física e também Linguagem de Sinais a Ed. Inclusiva.




v METODOLOGIA
          A importância dada aos conteúdos revela um compromisso da instituição escolar em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como um instrumento para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania democrática. Na metodologia de como passar esses conteúdos escolares que são ensinados vem, portanto, estar em consonância com as questões sociais que cercam cada momento histórico. O aluno é um elemento ativo no processo ensino-aprendizagem, como o é também o professor. Portanto, o aluno não pode ser um mero “espectador” e o professor não pode ser apenas um “transmissor”. A relação entre ambos deve ser de constante interação.
          No contexto da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais que concebem a educação escolar como prática que tem a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam com os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas.
          A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação planejada e continuada para crianças e jovens.
          A escola, na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade.

v PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS


1.     Tornar as experiências e vivencias do cotidiano do aluno como ponto de partida para novas aprendizagens escolares.
2.     A linguagem oral é explorada de maneira diversificada através de leitura, hora de conversa, discussão de temas atuais, transmissão de recados, produção textual, pesquisa e registros, possibilitando ao aluno a colocação de suas experiências.
3.     O letramento em sua plenitude, levará o aluno a compreender o que lê e redefinir suas opiniões, formando-se um cidadão letrado e não só alfabetizado.

4.     Estímulo no desenvolvimento da autonomia do aluno e da sua participação na construção da vida escolar por meio do incentivo ao trabalho em grupo e a aprendizagem cooperativa.
5.     Trabalhar o diálogo e o respeito às diferenças.
6.     Palestras com profissionais da área de saúde visando os cuidados à saúde.
7.     Promoção de culminâncias no final dos mini-projetos com a participação dos alunos em teatro, música, dramatização, coreografias, pesquisas, exposição de trabalhos, tarde de poesias, livros organizados pelos alunos através de pesquisas, entrevistas, registros e fotos.

v AVALIAÇÃO

          “A avaliação da aprendizagem é um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas.”
(Vasco Pedro Moretto, p96. 2002)

          A avaliação do rendimento escolar do aluno deverá ser diagnóstica, continuada, e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados obtidos pelos alunos tanto no dia-a-dia como também nas provas, testes, trabalhos, entre outras formas de avaliação utilizadas pelos professores ao longo do processo ensino-aprendizagem.
                         A avaliação do aluno e a auto-avaliação do professor deverão ser planejados, tendo como foco não apenas o aluno, mas cada atividade desenvolvida, o trabalho e a atuação de todos os profissionais.

v PROFESSOR
          Professor como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional articulador, formador, reflexivo, consciente, pesquisador, sensível, investigador disposto a ousar sempre visando à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e a formação do aluno, estando integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e principalmente sendo um eterno aprendiz. Ele tem um papel de mediar entre a realidade social e a missão de educar.
            A função do professor ideal é ajudar o aluno a desenvolver os seus conhecimentos e a sua personalidade, a fim de integrá-la na sua comunidade da maneira mais completa possível. Para conseguir isso, o professor utiliza não somente suas aulas, mas procura, sobretudo, que cada aluno descubra por si mesmo as diferentes realidades (históricas, geográficas, matemáticas e lingüísticas), através da observação direta, do desenho ou da descrição, das leituras e pesquisas pessoais.

v ALUNO
          O aluno que queremos ajudar a formar deve ser entendido em toda a sua pluralidade:
1.     Que desenvolva suas múltiplas inteligências, com a capacidade de ler e entender os acontecimentos e as causas que produzem as mudanças sociais.
2.     Que participe de forma consciente no mundo em que vive, assumindo um posicionamento autônomo diante dos fatos e situações, estruturas e relações interpessoais.
3.     Que seja participativo, questionador, crítico e autocrítico e com livre iniciativa.
4.     Transformador de sua própria realidade social, isto é, uma sociedade de pais ausentes e lares divididos para uma sociedade na qual possa haver mais justiça, dignidade e respeito mútuo.
5.     Alunos que cresçam com os objetivos firmados, de maneira a construir um mundo melhor, que pensem e demonstrem a sua fé, que sejam praticantes e defensores dos direitos humanos.
6.     Que seja um aluno que tenha consciência clara de suas possibilidades  e que se permitam conhecer, compreender, refletir e interagir no mundo.
7.     Espera-se um aluno receptivo, sedento de conhecimento (cabe ao professor estimular), isso viabilizará a construção e a formação do mesmo.

v ÁREA DE CONHECIMENTO
          Neste item estaremos calcados na LDB 9394/96, juntamente com os PCN’s no que diz respeito aos temas transversais.

Língua Portuguesa – ampliar o uso da linguagem para facilitar a expressão, diferenciar o conteúdo das mensagens, compreensão de textos escritos e orais, descobertas  das variedades e diversidades da língua falada no nosso país, construir imagens diversas com palavras e transformar a linguagem em instrumento para a aprendizagem.
            História – Identificar no próprio grupo os fundamentos da historicidade do ambiente, perceber o espaço que vive como portador de outras características em outros tempos, localizar eventos em seqüência temporal e explicar o presente, através de analogias com o passado. Observar as mudanças e o sentido da permanência de valores.

           Geografia – Conhecer o espaço geográfico e construir conexões que permitam ao aluno perceber a ação do homem em sua transformação e em sua organização. Perceber a paisagem como integrada por elementos naturais e humanos e identificar na paisagem as mudanças do lugar e do meio ambiente.

           Ciências – Entender a natureza como um todo dinâmico e como um conjunto complexo de seres e ambiente, incluindo o homem, e perceber sua atuação como agente transformador da paisagem.

           Matemática – Identificar os conhecimentos matemáticos como um dos meios para o conhecimento do mundo, transformar os domínios numéricos e geométricos abstratos em percepções concretas, resolver problemas e desenvolver formas de raciocínio, processos de indução e dedução e exploração das habilidades dedutivas e estimativas.

           Inglês – Identificar esta língua estrangeira, como parte de sua formação acadêmica, mostrando-lhes que também é uma ferramenta de trabalho.


 
           Artes – Expressar-se em artes, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a reflexão.
        Educação Física _ Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo suas potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar utilizando as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita).
v RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela tem como objetivo, alcançar o educando em suas dificuldades, em suas limitações sabendo o professor que cada criança tem o seu tempo de aprendizagem e temos que respeitar.
A recuperação paralela inclui exercícios variados e práticas diversificadas, uma maneira diferente e mais dinâmica para que o aluno atinja os objetivos propostos e que ele não obteve uma estimativa esperada. Acontece no dia-a-dia, o professor reavalia os conteúdos aplicados e se auto-avalia para que não haja horizontes opostos, paralelos tão distantes, que não alcance a turma.
Objetivos operacionais (estratégicos) são efetuados como: jogo de palavras, dominó, dinâmicas, boliche de garrafa Pet, onde se podem usar letras, palavras que forme frases, jogos de dados, ábaco, Material dourado, dramatizações, músicas, DVD’s e assim crianças de uma maneira, mas dinâmica irá desenvolver competências e habilidades com mais eficácia.

v ADMINISTRAÇÃO
          A equipe administrativa consta:
Ø Uma diretora;
Ø Um Diretor Adjunto;
Ø Uma secretária;
Ø Duas Auxiliares de Secretaria;
Ø Um agente administrativo;
Ø Dois Coordenadores de Turnos ou Dirigentes de Turnos;
Ø Um Inspetor de Aluno;
Ø Uma Especialista em Educação.
Diretora e Diretor / Adjunto – Tem como função:
1.     Tomar decisões práticas administrativas e pedagógicas que dizem respeito ao bom funcionamento da escola.
2.     Dirigir atividades do estabelecimento, executando e fazendo executar as disposições legais, regulamentares, regimentais e os atos normativos próprios internos.
3.     Supervisionar a freqüência do corpo docente, do pessoal de apoio e administrativos.
4.     Proceder modificações na rotina de trabalho, referente ao pessoal de apoio, docente e discente, visando aperfeiçoa-las constantemente.
5.     Representar o Estabelecimento perante as autoridades: Federal, Estadual e Municipal.
6.     Convocar e presidir reuniões com a equipe de apoio, pedagógica, administrativa e comunidade quando necessário.
7.     Receber, informar e despachar a documentação.
8.     Acompanhar e orientar atividades escolares desenvolvidas no estabelecimento ou dos quais este venha a participar, visando atingir os seus objetivos educacionais.
9.     Zelar pela execução do calendário escolar.
10.                       Autorizar matrícula.
11.                       Zelar pela conservação do patrimônio público que lhe é confiado.
12.                       Assinar todos os documentos escolares juntamente com o secretário.
13.                       Exercer as demais atribuições, assim como em caráter provisório, decidir sobre os casos não previstos, submetendo-os à consideração das autoridades competentes.
Secretária - Tem como função:
1.     Preparar, expedir e receber a correspondência oficial da escola.
2.     Conservar atualizada a legislação, jurisprudência e documentação legal, relativa ao interesse da escola.
3.     Distribuir as comunicações internas do diretor.
4.     Proceder lavratura de atas e termos referentes a exames e resultados dos trabalhos escolares.
5.     Organizar e manter em dia todos os assentamentos relativos ao corpo docente, discente e demais servidores.
6.     Confeccionar mapa estatístico.
7.     Manter sob guarda toda e qualquer documentação referente a vida escolar do aluno, bem como o livro sob sua responsabilidade, a saber: livro de matrículas, livro de atas, de resultados finais, livros de termos de visita e outros.
8.     Atender e informar ao público em geral.
9.     Receber, analisar e expedir histórico escolar.

Auxiliar de Secretaria e Agente administrativo – É quem auxilia a secretária nas suas atribuições e tem como funções:
1.     Fazer cumprir, junto ao corpo docente e discente de seu turno, as determinações gerais da escola.
2.     Dar informações necessárias, bem como articular-se com a Especialista em Educação e Supervisão Educacional sempre que se fizer necessário.
3.     Assistir e manter a ordem nas atividades e comemorações do turno a que pertence.
4.     Participar das reuniões e Conselhos de Classe em comum acordo com a Especialista em Educação.
5.     Realizar serviços gerais de datilografia, digitação, inclusive os de natureza didático pedagógico;
6.     Preencher fichas e formulários que integram a documentação dos alunos, profissionais da escola e executar atribuições pertinentes a sua área de atuação que lhe forem delegadas pelo Diretor e / ou pelo Secretário da Escola.

         Coordenador ou Dirigente de Turno / Inspetor  – Tem como finalidade apoiar a Direção da Escola na execução a acompanhamento das atividades técnico-administrativas-pedagógicos.
1.     Em caso de eventual ausência do professor regente suprir a carência da turma temporariamente;
2.     Comunicar ao Diretor as ocorrências de enfermidades, acidentes com os alunos e com os componentes da comunidade escolar durante o seu horário de trabalho;
3.     Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico;
4.     Acompanhar freqüência, pontualidade e assiduidade do corpo discente e docente do turno sob sua responsabilidade;
5.     Dar atendimento aos alunos, nos horários de entrada, saída, recreio e em outros períodos;
6.     Participar das reuniões pedagógicas administrativas e do conselho de classe, assistir, participar e acompanhar a organização das atividades do turno a que pertence zelando pelo bom funcionamento da unidade Escolar. 

v EQUIPE PEDAGÓGICA (ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO)
          A equipe pedagógica desta Unidade Escolar nos proporciona esclarecimentos, embasamentos para direcionarmos nosso trabalho e autonomia para o pleno desenvolvimento das atividades. Viabiliza a liberdade para desenvolvermos nosso trabalho, sendo que o mesmo deve ser seguido dentro dos Parâmetros da SMEC e também abre um espaço onde temos a oportunidade de participar de reuniões onde discutimos as problemáticas inerentes à escola, esclarecendo dúvidas, trocas de idéias e opiniões para melhor andamento do processo educacional.
          Acompanham e orientam o processo que envolve a organização, a dinamização e avaliação dos Conselhos de Classe, grupos de estudos e dos registros dos mesmos.
         Além de ser articulador, cabendo-lhe resgatar a importância das relações profissionais envolvendo professor-aluno, escola-comunidade-familia, numa ação globalizadora e integrada dentro da Unidade Escolar.
Equipe de Apoio Administrativa  A equipe do pessoal de Apoio constituída se dará com profissionais que deve ter como princípio, o desempenho de suas atividades, em caráter educativa em suas atitudes, habilidades e competências. Sempre que necessário participar das reuniões pedagógicas, do conselho de classe e cursos de atualização, promovidos pela SMEC.
A nossa Unidade Escolar é constituída de:
·        Três Merendeiras;
·        Quatro Serventes;
·        Um Porteiro;
·        Três Vigias.
          Grupo de Apoio
     É de responsabilidade da equipe de Merendeira ou Cozinheira e Aux. de Cozinha:

·        Responsável pela confecção e distribuição da merenda escolar;
·        Seguir o cardápio;
·        Apresentar-se em perfeitas condições de higiene e com boa aparência no local de trabalho. (Ex.: não usar adornos, usar constantemente o uniforme);
·        Contribuir para tornar prazeroso e agradável o momento da refeição, mediante atitude de carinho, atenção, estímulo e respeito;
·        Manter limpo e arrumado o seu ambiente de trabalho, cozinha e suas dependência;

      É de responsabilidade da equipe de Serviços Gerais:

·        Manter a limpeza, a higiene e a conservação do prédio escolar e de suas instalações e equipamentos;
·        Atuar quando solicitado pela Direção e sempre que necessário na:
·        Limpeza;
·        Distribuição de merenda;
·        Realizar serviços de pequenos reparos em geral;
·        Auxiliar nas atividades de recebimento, conferência e estocagem dos gêneros alimentícios.

      É de responsabilidade do Vigia:

·        Informar a U. E. quando for necessário se ausentar ou faltar;
·        Comunicar a Direção qualquer irregularidade ocorrida na U. E. e em suas imediações;
·        Todos deverão procurar aperfeiçoamento nos trabalhos sob sua responsabilidade.

      É de responsabilidade do Porteiro:

·        Controlar a entrada e saída de pessoas e materiais no ambiente escolar;
·        Controlar a Entrada e a Saída de cada turno;
·        Auxiliar a equipe sempre que solicitado;
·        Não permitir que alunos saiam sem comunicação com a Direção ou coordenador de turno;
·        Articular com o coordenador de turno em casos especiais todas as vezes que for necessário;
·        Levar ao coordenador todos os atrasos ocorridos;
·        Supervisionar e controlar as aberturas e fechamentos de portas e portões, etc...;
·        Se responsabilizar por todas as dependências ao redor do prédio escolar;
·        Comunicar a Direção qualquer irregularidade ou situação estranha percebida;
·        Atender todas as solicitações da Direção e coordenação de turno quando que necessário.

v  CONSIDERAÇÕES FINAIS
           Queremos que o nosso Projeto Político Pedagógico consiga transformar nossa comunidade em uma comunidade crítica e participativa, buscando dar-lhes as mais variadas oportunidades e que estas oportunidades de crescimento correspondam sobretudo a criação de um ambiente de carinho, respeito e aceitação de si mesmo e do outro, que se concretiza principalmente através das atividades lúdicas praticadas em grupo, fazendo valer sua força e sua vontade.
          As ações humanas sejam no âmbito da educação ou de qualquer outra natureza estão sempre impregnadas de crenças de valores que as orientam para determinadas finalidades que sejam de crescer como uma comunidade cidadã.
          Os fundamentos estabelecidos nesse documento serão os indicadores do rumo para a intervenção pedagógica praticada na Escola Municipal Evanir da Silva Gago. Com eles, buscamos responder às exigências da sociedade, que se caracteriza pelo dinamismo de suas transformações em todos os níveis: o social, o político e o ético.
          Criar as melhores condições para ajudar na transformação de um cidadão consciente, crítico e feliz é a grande tarefa educativa que perseguimos. Os princípios estão postos. A ação educativa espera o engajamento de todos que fazem parte do ambiente educacional.

          “A construção e a implementação de um projeto político-pedagógico é a prática corajosa de toda escola ou instituição que quer ser libertadora, crítica, cidadã, participativa. É através dessa prática que novos cidadãos podem surgir, na tentativa de construção de uma sociedade mais justa, democrática, solidária e participativa.”
(Buttura, Ivaniria Maria)






















           

Nenhum comentário:

Postar um comentário