SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E
CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL EVANIR DA SILVA
GAGO.

2013
Escola
Municipal Evanir da Silva Gago
“Nenhum aluno passa o
ano escolar em branco.”
Reflexão
“Pensamos demasiadamente, sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade que de
máquinas
Mas de bondade e ternura que da
inteligência
Sem isso, a vida se tornará violenta e
tudo se perderá.”
(Charles
Chaplin)
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Magé
Secretaria Municipal de Educação Cultura
Diretora: Christiane da
Silva Souza
Diretora Adjunta: Jocenir Cabral Nogueira
Especialista em Educação:
Andressa da Costa Xavier
Texto Reflexivo
Educação
Creio na Educação, porque
humaniza, busca o novo, é gerador de conflitos preparando para a cidadania.
Creio na Educação, porque acredito no
homem como sujeito de sua história capaz de transformar e construir relações de
vida.
Creio na Educação, que quando
libertadora caminho de transformação é caminho de construção de uma nova
sociedade.
Creio na Educação, que promove o homem
transformar e socializar, que educa criticamente democraticamente e que é
processo de libertação levando o ser humano a conhecer a si mesmo e o outro.
Creio na Educação, porque creio no
carisma do “Educados de Fé”.
Creio também na sua
consciência de ser um eterno aprendiz.
Assim sendo, creio na Educação como um
processo permanente e dialético, que acompanha o ser humano em toda sua
existência.

Escola
Municipal Evanir da Silva Gago
Equipe
de Regentes de Classe
EDUCAÇÃO INFANTIL –
PRÉ II: Verônica Carvalho Leite – 1º Turno
EDUCAÇÃO INFANTIL –
PRÉ I: Suelem Pereira Araujo Macario – 2º Turno
1º SEGMENTO:
1º Ano de Escolaridade: Raíza Freitas
de Souza– 2º Turno
2º Ano de Escolaridade: Michele da
Silva Souza – 2º Turno
3º Ano de Escolaridade: Laís
André Ferreira– 2º Turno
4º Ano de Escolaridade: Giseli da Silva
de Carvalho– 2º Turno
5º Ano de Escolaridade: Neli Magalhães
da silva– 1º Turno
5º Ano de Escolaridade: Marcela Gomes
Leal – 2º Turno
Professora de Educação Física: Adriana
da Silva Rodrigues
Adílio Pires de Guimarães
Cuidadora: Renata Gomes Leal
Caroline Martins de Souza
2º SEGMENTO:
|
Elizângela Menegussi de Abreu
AUXILIAR
DE SECRETARIA:
Ivânia Ferreira de Souza
Glacy de Aguiar Siqueira
AUXILIAR DE
SECRETARIA: AGENTE ADMINISTRATIVO:
Giseli Carvalho Nascimento
IMPLEMENTADORAS DE
LEITURA:
Márcia Pereira da Silva Marins
Silvana Pereira da Silva Marins
INSPETOR DE ALUNOS:
Carlos Alberto da Silva Costa Junior
COORDENADORES DE
TURNO:
Profª Vânia Rodrigues CostaAlvernaz
Profª Hiógna Pancote da Silva
SALA DE RECURSOS:
Profª Marisa Vasques
Ribeiro
BIBLIOTECA:
Profª Silvia Helena
Alves Marins
SALA DE INFORMÁTICA:
Profª Janaína
Oliveira Castro
SERVIÇOS GERAIS:
Iazete Carvalho Pereira
Joselma Barbirato Nascimento
Márcia Regina da Silva Rita
Regina Peterson
COZINHEIRAS:
Ana Lúcia Correa
Chaves
Fernanda Peçanha Carreira
Sônia dos Santos Silva
PORTEIRO:
Marcos Pinheiro Felizardo
VIGIAS:
Carlos Fernando Gonçalves de Oliveira
Delmo Gonçalves de Souza
Jorge Silva Carvalho
TÍTULO I
APRESENTAÇÃO
A Escola Municipal Evanir da Silva Gago, no início do ano
letivo de dois mil e treze, juntamente com sua equipe administrativa,
pedagógica, redefiniu sua identidade, seus princípios e normas que irão manter
toda ação pedagógica e social-cultural desta unidade escolar. E esta prática
foi refletida a luz de estudos teóricos e baseando na realidade em que a escola
está inserida.
Tem
como diretora geral, a Professora Christiane da Silva Souza, que atua desde o
ano de dois mil e onze, sendo a mesma gerenciada pela Secretaria Municipal de
Educação e Cultura. A Diretora Christiane, articula toda prática educacional
com sua equipe técnica administrativa e pedagógica.
Esta
unidade escolar preza e preserva sua filosofia inicial onde está em primeiro
lugar a responsabilidade, o respeito, a individualidade, a disciplina que
engloba professores, secretários, especialistas, apoio, pais e alunos para que
o processo de ensino x aprendizagem flua com destaque, assegurando, assim
corrente de saberes com qualidade. Onde nosso educando seja preparado para
atravessar os muros escolares, e que possa ter vez, tornando-se um cidadão
crítico e consciente de seus deveres.
O
Projeto Político Pedagógico é proveniente de norma Legal vigente no país,
contidas na LDB 9394/96 e cujo objetivo é ter registrado metas e ações que visem,
a formação do cidadão, neste século e que tenha a cara da escola, ou seja, vai
de encontro a sociedade em que esta, com uma visão holística.
Que
nossos alunos possam visualizar, com nitidez
o mundo em que ele vive com seus avanços seculares, como a tecnologia, pesquisa
e busca de seus próprios conhecimentos.
E
esse o nosso desafio, direcionar nossas práticas, para que este aluno possa
respeitar e ser respeitado. Saber como questionar, sem banalizar suas atitudes,
competir com conhecimento naquilo a que propõe, dentro do mercado de trabalho e
na sua vida diária.
TÍTULO II
HISTÓRIA DA ESCOLA
A
E. M. Evanir da Silva Gago, situada na Rua Oito de Maio, nº 163, em Santo
Aleixo, 2º Distrito de Magé, Rio de Janeiro, foi inaugurada em 03 de março de
2007. Atualmente possui 372 alunos, divididos nas seguintes modalidades de
ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sala de Recursos, Laboratório de
Ciências e Informática.
Em
sua estrutura contamos com um rol de entrada, refeitório, vinte e duas salas de
aulas e rampa de acesso às salas para facilitar o trabalho de inclusão dos
portadores de necessidades especiais (como cadeirantes, que no momento temos um).
A
escola desenvolve os Programas Federais
“Mais Educação” e o “ Escola Aberta”, que oferece para todos os alunos e toda a
comunidade, atividades culturais, esportivas, lazer, educacionais, entre outras
que priorizam o protagonismo juvenil, a integração com as famílias dos alunos,
comunidade contribuindo para a redução dos índices de violência e para a
construção do exercício pleno da cidadania da sociedade mageense.
A
filosofia da nossa Escola é: “Inserir o
educando na sociedade como ser pensante e consciente de seus deveres. Valorizando
sua auto-estima, valores, habilidades, conhecimentos sociais e educativos”.
A E. M. Evanir da Silva Gago, tem
atualmente como Diretora a Srª Christiane da Silva Souza e Diretora Adjunta a
Srª Jocenir cabral Nogueira, juntamente
com uma equipe de (50 profissionais) que vem contribuindo para o
desenvolvimento pessoal, e intelectual do corpo discente da Rede Municipal de
Educação.
Este
nome dado à escola tem origem na pessoa do Senhor e Pedagogo Evanir da Silva
Gago, por ter sido uma pessoa que muito contribuiu para a educação deste
distrito. Nascido em Macaé no Estado do Rio de Janeiro localidade, tinha uma
vocação natural para ser professor.
Em
1972 se candidatou a vereador, mas seu maior prazer era lecionar. Casou-se com
D. Noêmia e teve dois filhos. Falecendo deixando saudades pelas suas obras,
seus sonhos e ideais dentro do contexto educacional do nosso município.
v IDENTIFICAÇÃO
A Escola Municipal Evanir da Silva Gago, está situada no bairro
Andorinhas – Magé – Rio de Janeiro, sob a Autonomia Financeira Lei 1353/99 –
CNPJ: 05.124.008/0001-83, onde atende a modalidade da Educação Infantil, Ensino
Fundamental 1º e 2º segmento. A escola está com classes funcionando nos
seguintes horários:
1º Turno – 07:00 às 11:30 horas.
2º Turno – 13:00 às 17:00 horas.
A Unidade Escolar está localizada na área urbana e tem como
papel social informar e conscientizar seus alunos da importância que os mesmos
exercem na comunidade escolar.
TÍTULO III
DA VISÃO
AOS OBJETIVOS
Este Projeto Político Pedagógico orienta as práticas pedagógicas educacionais da instituição que foi concebida, desenvolvida e avaliada pela comunidade escolar, respeitando os princípios éticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica e as normas do Conselho Estadual de Educação, e articuladas com a Comunidade Educacional e a Comunidade Local.
A Educação
Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe formação
comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios para
progredir posteriormente em todas as áreas da vida. A consolidação e o
aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental,
possibilitando o prosseguimento dos estudos; a preparação básica para o trabalho
e a cidadania do educando, possibilitando a continuação da aprendizagem, de
modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições ocupação ou
aperfeiçoamentos posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana,
incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e dos
processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada
disciplina.
O Ensino
Fundamental com duração mínima de nove anos tem por objetivo a formação básica
do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como
meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, o desenvolvimento da
capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e
habilidades e a formação de atitudes e valores, o fortalecimento dos vínculos
de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que
se assenta a vida social.
A Unidade Escolar
está no caminho da Inclusão, conforme proposto nos artigos da lei 9394/96,
possibilitando aos alunos com necessidade especiais desenvolvimento de suas
competências e autonomias, com instrumentos que possibilitem o aprimoramento
deste processo para resgatar a dignidade da vida humana.
v Visão de
mundo: Conscientizar o aluno da sua
participação e integração na sociedade como um todo. Partindo do pressuposto
que o meio ambiente envolve tudo e todos, ele é o principal agente, tanto na
construção quanto na destruição do mesmo. Por isso não pode perder de vista que
ele também sofrerá as conseqüências de suas atitudes.
v Visão de
sociedade: A nossa escola
levará em consideração as manifestações que estimulam a criação, expressão e
tolerância entre as diversas produções e contribuições dos alunos e de toda a
comunidade para o enriquecimento da nossa sociedade, valorizando a diversidade
social e cultural. Sem tratar-se o conhecimento próprio de
especialista em direito, deve-se fazer com que o indivíduo reflita sobre a
sociedade em que vive, para que então possa manter-se uma postura crítica e
consciente das decisões a serem tomadas.
v Visão de
conhecimento: A escola tem como finalidade fornecer um ensino que permita o
aluno sua convivência dentro e fora da mesma. A educação prepara para o
desenvolvimento e suas potencialidades com o objetivo de dar condições para que
o educando desenvolva suas capacidades como ser pensante, criando condições de
gerar um mundo melhor e mais justo.
v Visão da
escola e dos objetivos: A dignidade de um povo está na herança cultural que
carrega. Deve-se então recuperar a confluência de heranças que preservam a
homogeneização cultural e valoriza os povos que as trouxeram, reconhecendo suas
lutas pela defesa da dignidade e da liberdade, atuando na construção cotidiana
da Democracia no Brasil. Cabe a escola trabalhar e valorizar a cultura popular
e transmitir conhecimentos para a construção de uma humanidade igualitária. Os
conflitos devem ser trabalhados de forma que os alunos desenvolvam suas
habilidades e competências, preparando o indivíduo para o exercício da
cidadania.
v Missão: A missão
desta Unidade Escolar é formar alunos que tenham amor ao conhecimento, através
do bom senso do respeito da compreensão está constituída e fundamentada no
pleno desenvolvimento do Currículo em ação, que é a transferência da proposta
pedagógica para a sala de aula, no currículo oculto que é a aplicação da
flexibilidade do Planejamento em sala de aula e a inclusão dos Temas
Transversais. Para isso é necessário que o conhecimento seja transmitido
de forma prazerosa, através de ações educativas que propiciem condições para
uma aprendizagem significativa atualizada e eficaz que prepare alunos
competentes, éticos e com argumentação sólida.
v Objetivos:
I.
Desenvolver planos, programas e ações educativas,
pautado nos princípios da educação plena, com vista a garantir uma educação de
qualidade para todos os alunos que compõem esta Unidade Escolar.
II.
Desenvolver metodologias e estabelecer canais de
participação para toda a Comunidade Escolar na Gestão das atividades
recreativas.
III.
Propiciar a formação de cidadãos autônomos e críticos,
cuja principal característica seja a valorização da pessoa humana.
IV.
Incentivar a defesa e a prática dos direitos humanos,
bem como a observância dos princípios de solidariedade e ética.
TÍTULO IV
FUNDAMENTOS ÉTICOS-POLÍTICOS
Acreditamos ser possível e necessário dar aos educandos uma educação o
mais condizente possível com o mundo atual. Procuramos oferecer-lhes uma escola
ativa, agradável, alegre, profissional e produtiva, onde aprender não seja
sinônimo de “punição” e onde lazer não seja sinônimo de “baderna”, mas sim uma
escola onde se saiba que tanto aprender como lazer podem perfeitamente andar de
mãos dadas na construção do conhecimento e na busca de uma escola de qualidade,
voltada a atender aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
A Escola Municipal Evanir da Silva
Gago trabalhará com o objetivo de desenvolver nos alunos os seguintes valores:
v Respeito –
Trabalhando e transmitindo o respeito ao próximo e a compreensão dos limites do
ser humano e a conservação do patrimônio da escola.
v Auto-estima
– Trabalhando o afeto e estima aos pais, alunos, funcionários e comunidade.
v Cidadania –
Incentivar o valor e o cumprimento aos direitos e deveres.
De acordo com os artigos 3º, 27º e
32º da LDB, o ensino será ministrado com respeito à liberdade e apreço a
tolerância; terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante o
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da
tolerância recíproca em que se assenta a vida social e a difusão de valores
fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito
ao bem comum e a ordem democrática.
Calcada em tais artigos da LDB:
v O valor ao
respeito, por parte da escola, será trabalhado coletivamente, desenvolvendo nas
crianças o respeito de conduta humana, norteando o “certo” e o “errado” para
que se respeite a individualidade de cada um (Projetos).
v O valor ao
respeito, por parte do professor, será trabalhado em variadas situações na
escola, sempre que surgirem oportunidades, com companheiros de classe,
colocando em questão a necessidade do respeito mútuo entre os amigos,
professores e toda a Unidade Escolar.
v A
solidariedade deverá ser trabalhada em conjunto com os moradores através de
projetos que incentivem os alunos a ajudarem as pessoas que vivem no bairro,
criando uma comunidade voltada para o crescimento da população em geral.
v A igualdade
e a solidariedade serão trabalhadas em sala de aula, com professores e colegas
de classe, mostrando aos alunos seus direitos e deveres.
TÍTULO V
FUNDAMENTOS
EPISTEMOLÓGICOS
A educação deve ser
comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender supõe a preparação
do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formularem
seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes
circunstâncias da vida. Supõe ainda exercitar a liberdade de pensamento,
discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver suas múltiplas
inteligências e permanecer, tanto quanto possível autônomo.
Aprender decorre de experiências
anteriores, deve constituir ações permanentes que visem à formação do educando
como pessoa e cidadão. Para isso propomos promover atividades integradas a
realidade do aluno para que o ato de aprender seja um agradável, prazeroso e
significativo.
Levando em conta sua formação
pessoal (moral), constituída pelo meio em que vivem; sua base de valores está
vinculada somente naquilo em que interagem, sendo assim, compromisso da
instituição escolar o acesso aos saberes elaborados socialmente, a formação de
seres pensantes, com liberdade de expressão, criativos e responsáveis,
respeitando ao próximo e resgatando sua cidadania. Cabe ao corpo docente e
apoio escolar, dar ênfase à Unidade Escolar estendendo-a ao nível social os
saberes adquiridos na mesma, com a ajuda da comunidade.
É proposta
de a Unidade Escolar trabalhar com práticas diversificadas para atender a
processos de aprendizagem de nossos alunos (jogos didáticos, livros extraclasses
infantis e infanto-juvenis). Literatura informativa, projetos e mini-projetos,
dinâmicas para fixação dos conteúdos, trabalhando o pensamento lúdico e
racional da criança. Estímulos à leitura a oralidade e produção textual.
Fundamentamos
o PPP, realizando pesquisas e leituras embasadas nos estudos de Jean Piaget,Vygotsky,
Alícia Fernandez, Magda Soares, Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Gardner.
TÍTULO VI
FUNDAMENTOS
DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS
v CONTEÚDO
Os
conteúdos, que antes eram um fim em si mesmo, hoje se efetuam, aproveitando a
bagagem doméstica dos alunos para que consigam desenvolver suas capacidades.
Deverá ser de suma importância que os conteúdos sejam coerentes com os
objetivos. Respeitando esta bagagem individual, sendo flexível e fiel à
realidade do aluno e levando em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais e a
Proposta Curricular do Município.
Os conteúdos serão abordados em três
categorias:
1.
Conteúdos Conceituais – que
levarão os educandos a construir ativamente utilizando suas capacidades
intelectuais, operando com símbolos, idéias, imagens e representações que
permitam organizar a realidade.
2.
Conteúdos Procedimentais – que os
levarão a analisar e criticar os resultados que obtêm e os processos que
colocam em ação para atingir as metas para que se propõe, tornando-se um
pesquisador, registrando o que for relevante para o seu conhecimento.
3.
Conceitos Atitudinais – que
permeiam todo o conhecimento escolar que os levará a tornarem-se seres sociais
(já que há uma interação constante com professores, colegas, pessoal de apoio e
demais pessoas que freqüentemente estão na escola), gerando atitudes, valores e
normas que acabarão sendo apreendidos, tendo como ponto de partida a proposta
pedagógica que possibilite esta ação.
v CURRÍCULO
O
currículo, como um todo, expressa uma concepção de mundo e representa o Projeto
Político Pedagógico da escola. Assim sendo, ao implantarmos o Projeto, estamos
implantando um novo currículo, ou seja, uma nova filosofia de vida em ação para
a escola.
Devemos ter sempre em mente a
concepção dos três currículos para alicerçar nossas práticas em bases concretas
e sólidas:
1.
Currículo Formal – Toma da cultura aquilo
que considera que deve ser transmitida a nova geração, fazendo os recortes, as
codificações, e as formalizações didáticas correspondentes.
2.
Currículo Real – É a transmissão pragmática do
currículo formal, e a interpretação que os professores e alunos constroem,
conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam
conceituais, materiais ou de relacionamento.
3.
Currículo Oculto – Diz respeito àquelas
aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor, mas que
têm força formadora muito intensa. É tudo o que acontece na escola e envolve a
relação aluno x aluno, aluno x professor, aluno x direção e aluno x comunidade.
A
composição curricular buscará a articulação entre os vários aspectos da vida
cidadã, incluindo a saúde, a vida familiar e social, o meio ambiente, o
trabalho, a ciência e tecnologia, a cultura, a linguagem e as áreas de
conhecimento, quais sejam elas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências,
História, Geografia, Artes, Língua Estrangeira (Inglês), Ed. Física e também
Linguagem de Sinais a Ed. Inclusiva.
v METODOLOGIA
A
importância dada aos conteúdos revela um compromisso da instituição escolar em
garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem
como um instrumento para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da
cidadania democrática. Na metodologia de como passar esses conteúdos escolares
que são ensinados vem, portanto, estar em consonância com as questões sociais
que cercam cada momento histórico. O aluno é um elemento ativo no processo
ensino-aprendizagem, como o é também o professor. Portanto, o aluno não pode
ser um mero “espectador” e o professor não pode ser apenas um “transmissor”. A
relação entre ambos deve ser de constante interação.
No contexto da proposta dos
Parâmetros Curriculares Nacionais que concebem a educação escolar como prática que
tem a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam
suas capacidades e aprendam com os conteúdos necessários para construir
instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais,
políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas.
A prática escolar distingue-se de
outras práticas educativas como as que acontecem na família, no trabalho, na
mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma
ação planejada e continuada para crianças e jovens.
A escola, na perspectiva de
construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua
própria comunidade.
v PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS
1.
Tornar as experiências e vivencias do cotidiano do
aluno como ponto de partida para novas aprendizagens escolares.
2.
A linguagem oral é explorada de maneira diversificada
através de leitura, hora de conversa, discussão de temas atuais, transmissão de
recados, produção textual, pesquisa e registros, possibilitando ao aluno a
colocação de suas experiências.
3.
O letramento em sua plenitude, levará o aluno a
compreender o que lê e redefinir suas opiniões, formando-se um cidadão letrado
e não só alfabetizado.
4.
Estímulo no desenvolvimento da autonomia do aluno e da
sua participação na construção da vida escolar por meio do incentivo ao
trabalho em grupo e a aprendizagem cooperativa.
5.
Trabalhar o diálogo e o respeito às diferenças.
6.
Palestras com profissionais da área de saúde visando
os cuidados à saúde.
7.
Promoção de culminâncias no final dos mini-projetos
com a participação dos alunos em teatro, música, dramatização, coreografias,
pesquisas, exposição de trabalhos, tarde de poesias, livros organizados pelos
alunos através de pesquisas, entrevistas, registros e fotos.
v AVALIAÇÃO
“A avaliação da aprendizagem é um momento
privilegiado de estudo e não um acerto de contas.”
(Vasco Pedro Moretto, p96.
2002)
A
avaliação do rendimento escolar do aluno deverá ser diagnóstica, continuada, e
cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos
resultados obtidos pelos alunos tanto no dia-a-dia como também nas provas,
testes, trabalhos, entre outras formas de avaliação utilizadas pelos
professores ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação do aluno e a auto-avaliação
do professor deverão ser planejados, tendo como foco não apenas o aluno, mas
cada atividade desenvolvida, o trabalho e a atuação de todos os profissionais.
v PROFESSOR
Professor como mediador entre o aluno
e o conhecimento, deve ser um profissional articulador, formador, reflexivo,
consciente, pesquisador, sensível, investigador disposto a ousar sempre visando
à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e a formação do aluno, estando
integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e
principalmente sendo um eterno aprendiz. Ele tem um papel de mediar entre a
realidade social e a missão de educar.
A
função do professor ideal é ajudar o aluno a desenvolver os seus conhecimentos
e a sua personalidade, a fim de integrá-la na sua comunidade da maneira mais
completa possível. Para conseguir isso, o professor utiliza não somente suas
aulas, mas procura, sobretudo, que cada aluno descubra por si mesmo as
diferentes realidades (históricas, geográficas, matemáticas e lingüísticas),
através da observação direta, do desenho ou da descrição, das leituras e
pesquisas pessoais.
v ALUNO
O aluno que queremos ajudar a formar
deve ser entendido em toda a sua pluralidade:
1.
Que desenvolva suas múltiplas inteligências, com a
capacidade de ler e entender os acontecimentos e as causas que produzem as
mudanças sociais.
2.
Que participe de forma consciente no mundo em que
vive, assumindo um posicionamento autônomo diante dos fatos e situações,
estruturas e relações interpessoais.
3.
Que seja participativo, questionador, crítico e
autocrítico e com livre iniciativa.
4.
Transformador de sua própria realidade social, isto é,
uma sociedade de pais ausentes e lares divididos para uma sociedade na qual
possa haver mais justiça, dignidade e respeito mútuo.
5.
Alunos que cresçam com os objetivos firmados, de
maneira a construir um mundo melhor, que pensem e demonstrem a sua fé, que
sejam praticantes e defensores dos direitos humanos.
6.
Que seja um aluno que tenha consciência clara de suas
possibilidades e que se permitam
conhecer, compreender, refletir e interagir no mundo.
7. Espera-se um aluno receptivo, sedento
de conhecimento (cabe ao professor estimular), isso viabilizará a construção e
a formação do mesmo.
v ÁREA DE CONHECIMENTO
Neste item estaremos calcados na LDB
9394/96, juntamente com os PCN’s no que diz respeito aos temas transversais.






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Educação Física _ Descobrir e conhecer
progressivamente seu próprio corpo suas potencialidades e limites,
desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar
utilizando as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e
escrita).
v RECUPERAÇÃO PARALELA
A
recuperação paralela tem como objetivo, alcançar o educando em suas
dificuldades, em suas limitações sabendo o professor que cada criança tem o seu
tempo de aprendizagem e temos que respeitar.
A
recuperação paralela inclui exercícios variados e práticas diversificadas, uma
maneira diferente e mais dinâmica para que o aluno atinja os objetivos
propostos e que ele não obteve uma estimativa esperada. Acontece no dia-a-dia,
o professor reavalia os conteúdos aplicados e se auto-avalia para que não haja
horizontes opostos, paralelos tão distantes, que não alcance a turma.
Objetivos
operacionais (estratégicos) são efetuados como: jogo de palavras, dominó,
dinâmicas, boliche de garrafa Pet, onde se podem usar letras, palavras que
forme frases, jogos de dados, ábaco, Material dourado, dramatizações, músicas,
DVD’s e assim crianças de uma maneira, mas dinâmica irá desenvolver
competências e habilidades com mais eficácia.
v ADMINISTRAÇÃO
A equipe
administrativa consta:
Ø
Uma diretora;
Ø
Um Diretor Adjunto;
Ø
Uma secretária;
Ø
Duas Auxiliares de Secretaria;
Ø
Um agente administrativo;
Ø
Dois Coordenadores de Turnos ou Dirigentes de
Turnos;
Ø
Um Inspetor de Aluno;
Ø
Uma Especialista em Educação.

1.
Tomar decisões práticas administrativas e pedagógicas
que dizem respeito ao bom funcionamento da escola.
2.
Dirigir atividades do estabelecimento, executando e
fazendo executar as disposições legais, regulamentares, regimentais e os atos
normativos próprios internos.
3.
Supervisionar a freqüência do corpo docente, do
pessoal de apoio e administrativos.
4.
Proceder modificações na rotina de trabalho, referente
ao pessoal de apoio, docente e discente, visando aperfeiçoa-las constantemente.
5.
Representar o Estabelecimento perante as autoridades:
Federal, Estadual e Municipal.
6.
Convocar e presidir reuniões com a equipe de apoio,
pedagógica, administrativa e comunidade quando necessário.
7.
Receber, informar e despachar a documentação.
8.
Acompanhar e orientar atividades escolares
desenvolvidas no estabelecimento ou dos quais este venha a participar, visando
atingir os seus objetivos educacionais.
9.
Zelar pela execução do calendário escolar.
10.
Autorizar matrícula.
11.
Zelar pela conservação do patrimônio público que lhe é
confiado.
12.
Assinar todos os documentos escolares juntamente com o
secretário.
13.
Exercer as demais atribuições, assim como em caráter
provisório, decidir sobre os casos não previstos, submetendo-os à consideração
das autoridades competentes.

1.
Preparar, expedir e receber a correspondência oficial
da escola.
2.
Conservar atualizada a legislação, jurisprudência e
documentação legal, relativa ao interesse da escola.
3.
Distribuir as comunicações internas do diretor.
4.
Proceder lavratura de atas e termos referentes a
exames e resultados dos trabalhos escolares.
5.
Organizar e manter em dia todos os assentamentos
relativos ao corpo docente, discente e demais servidores.
6.
Confeccionar mapa estatístico.
7.
Manter sob guarda toda e qualquer documentação
referente a vida escolar do aluno, bem como o livro sob sua responsabilidade, a
saber: livro de matrículas, livro de atas, de resultados finais, livros de termos
de visita e outros.
8.
Atender e informar ao público em geral.
9.
Receber, analisar e expedir histórico escolar.

1.
Fazer cumprir, junto ao corpo docente e discente de
seu turno, as determinações gerais da escola.
2.
Dar informações necessárias, bem como articular-se com
a Especialista em Educação e Supervisão Educacional sempre que se fizer
necessário.
3.
Assistir e manter a ordem nas atividades e comemorações
do turno a que pertence.
4.
Participar das reuniões e Conselhos de Classe em comum
acordo com a Especialista em Educação.
5.
Realizar serviços gerais de datilografia, digitação,
inclusive os de natureza didático pedagógico;
6.
Preencher fichas e formulários que integram a
documentação dos alunos, profissionais da escola e executar atribuições
pertinentes a sua área de atuação que lhe forem delegadas pelo Diretor e / ou
pelo Secretário da Escola.

1.
Em caso de eventual ausência do professor regente
suprir a carência da turma temporariamente;
2.
Comunicar ao Diretor as ocorrências de enfermidades,
acidentes com os alunos e com os componentes da comunidade escolar durante o
seu horário de trabalho;
3.
Participar da elaboração do Projeto Político
Pedagógico;
4.
Acompanhar freqüência, pontualidade e assiduidade do
corpo discente e docente do turno sob sua responsabilidade;
5.
Dar atendimento aos alunos, nos horários de entrada,
saída, recreio e em outros períodos;
6.
Participar das reuniões pedagógicas administrativas e
do conselho de classe, assistir, participar e acompanhar a organização das
atividades do turno a que pertence zelando pelo bom funcionamento da unidade
Escolar.
v EQUIPE PEDAGÓGICA (ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO)
A equipe pedagógica desta Unidade
Escolar nos proporciona esclarecimentos, embasamentos para direcionarmos nosso
trabalho e autonomia para o pleno desenvolvimento das atividades. Viabiliza a
liberdade para desenvolvermos nosso trabalho, sendo que o mesmo deve ser
seguido dentro dos Parâmetros da SMEC e também abre um espaço onde temos a
oportunidade de participar de reuniões onde discutimos as problemáticas
inerentes à escola, esclarecendo dúvidas, trocas de idéias e opiniões para
melhor andamento do processo educacional.
Acompanham e orientam o processo que
envolve a organização, a dinamização e avaliação dos Conselhos de Classe,
grupos de estudos e dos registros dos mesmos.
Além de ser articulador, cabendo-lhe
resgatar a importância das relações profissionais envolvendo professor-aluno,
escola-comunidade-familia, numa ação globalizadora e integrada dentro da Unidade
Escolar.

A
nossa Unidade Escolar é constituída de:
·
Três Merendeiras;
·
Quatro Serventes;
·
Um Porteiro;
·
Três Vigias.

É de responsabilidade da equipe de
Merendeira ou Cozinheira e Aux. de Cozinha:
·
Responsável pela confecção e distribuição da merenda escolar;
·
Seguir o cardápio;
·
Apresentar-se em perfeitas condições de higiene e com boa aparência no
local de trabalho. (Ex.: não usar adornos, usar constantemente o uniforme);
·
Contribuir para tornar prazeroso e agradável o momento da refeição,
mediante atitude de carinho, atenção, estímulo e respeito;
·
Manter limpo e arrumado o seu ambiente de trabalho, cozinha e suas
dependência;
É de
responsabilidade da equipe de Serviços Gerais:
·
Manter a limpeza, a higiene e a conservação do prédio escolar e de suas
instalações e equipamentos;
·
Atuar quando solicitado pela Direção e sempre que necessário na:
·
Limpeza;
·
Distribuição de merenda;
·
Realizar serviços de pequenos reparos em geral;
·
Auxiliar nas atividades de recebimento, conferência e estocagem dos
gêneros alimentícios.
É de
responsabilidade do Vigia:
·
Informar a U. E. quando for necessário se ausentar ou faltar;
·
Comunicar a Direção qualquer irregularidade ocorrida na U. E. e em suas
imediações;
·
Todos deverão procurar aperfeiçoamento nos trabalhos sob sua
responsabilidade.
É de
responsabilidade do Porteiro:
·
Controlar a entrada e saída de pessoas e materiais no ambiente escolar;
·
Controlar a Entrada e a Saída de cada turno;
·
Auxiliar a equipe sempre que solicitado;
·
Não permitir que alunos saiam sem comunicação com a Direção ou
coordenador de turno;
·
Articular com o coordenador de turno em casos especiais todas as vezes
que for necessário;
·
Levar ao coordenador todos os atrasos ocorridos;
·
Supervisionar e controlar as aberturas e fechamentos de portas e
portões, etc...;
·
Se responsabilizar por todas as dependências ao redor do prédio
escolar;
·
Comunicar a Direção qualquer irregularidade ou situação estranha
percebida;
·
Atender todas as solicitações da Direção e coordenação de turno quando
que necessário.
v CONSIDERAÇÕES FINAIS
Queremos
que o nosso Projeto Político Pedagógico consiga transformar nossa comunidade em
uma comunidade crítica e participativa, buscando dar-lhes as mais variadas
oportunidades e que estas oportunidades de crescimento correspondam sobretudo a
criação de um ambiente de carinho, respeito e aceitação de si mesmo e do outro,
que se concretiza principalmente através das atividades lúdicas praticadas em
grupo, fazendo valer sua força e sua vontade.
As ações humanas sejam no âmbito da
educação ou de qualquer outra natureza estão sempre impregnadas de crenças de
valores que as orientam para determinadas finalidades que sejam de crescer como
uma comunidade cidadã.
Os fundamentos estabelecidos nesse
documento serão os indicadores do rumo para a intervenção pedagógica praticada
na Escola Municipal Evanir da Silva Gago. Com eles, buscamos responder às
exigências da sociedade, que se caracteriza pelo dinamismo de suas
transformações em todos os níveis: o social, o político e o ético.
Criar as
melhores condições para ajudar na transformação de um cidadão consciente,
crítico e feliz é a grande tarefa educativa que perseguimos. Os princípios
estão postos. A ação educativa espera o engajamento de todos que fazem parte do
ambiente educacional.
“A
construção e a implementação de um projeto político-pedagógico é a prática
corajosa de toda escola ou instituição que quer ser libertadora, crítica,
cidadã, participativa. É através dessa prática que novos cidadãos podem surgir,
na tentativa de construção de uma sociedade mais justa, democrática, solidária
e participativa.”
(Buttura, Ivaniria Maria)
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